Em um jogo como o League of Legends (LoL), por exemplo, o milissegundo ideal deve estar em torno de 20 ms. O jogo do gênero moba acontece em tempo real em uma batalha entre dois times com 5 jogadores cada. Se o ms sobe durante a batalha, o jogador acaba prejudicando o time inteiro.
Esse tipo de jogo tem ficado cada vez mais popular. Para se ter ideia, em 2020, a partida final do campeonato mundial do LoL alcançou uma média de audiência por minuto de mais de 23 milhões, chegando a 45 milhões de usuários simultâneos. O jogo já lançou uma versão mobile e até anunciou uma série animada no Netflix, tamanha a popularidade.
Mas não é só o LoL que tem impactado o mercado dos games e impulsionado uma busca por uma internet de qualidade entre os usuários. O mercado gamer é um dos que mais tem se destacado nos últimos tempos, com crescimento médio de 12% ao ano.
Com a pandemia, esse crescimento ficou ainda maior. Segundo estudo realizado pela operadora de telefonia norte-americana Verizon, houve aumento de 75% no uso de internet para jogos eletrônicos. Enquanto no Brasil, um levantamento da Visa apontou um crescimento de 140% nas transições financeiras de jogos em 2019 e 2020.
Com todo esse tráfego direcionado para os games, os provedores de internet precisam investir em trânsito IP de qualidade para melhorar a latência da rede e melhorar o serviço de internet que ele oferece aos clientes.